
.
Alguns vão ao local de trabalho ou à escola de trajes afrikanos, os apresentadores de televisão idem, as televisões sentam para pensar Áfrika nesse dia e passam documentários sobre Áfrika, ou seja, são eurocentristas 364 dias por ano e Afrikanos por um dia ao ano. Como tenho dito "Afrikanos do dia 25 de Maio"
.
É pura hipocrisia desses afrikanos do dia 25 de Maio. Julgam que ser Afrikano é se fantasiar com trajes e pinturas no dia 25 de Maio, que as crianças Afrikanas devem se fantasiar com trajes afrikanos e pinturas no rosto no dia 16 de Junho e que as mulheres afrikanas devem fazer o mesmo no dia 31 de Julho, ou seja, são afrikanos das efemérides.
.
Esses trajes nem se quer são produzidos cá em Áfrika, o que nos identifica neles são os nossos símbolos culturais que neles são estampados, por isso chamamos de estampa Afrikana. Usamos os nossos símbolos em nossas vestimentas porque acreditamos que podem de alguma forma transmitir-nos energias positivas e é uma forma de representatividade também. Mas o mais importante é a CONSCIÊNCIA AFRIKANA.
2 PAC Shakur uma vez disse :
"não é só roupa Africana, temos de ter acima de tudo CONSCIÊNCIA AFRIKANA". E provavelmente os afrikanos do dia 25 de Maio não a têm.
.
A princípio o dia 25 de Maio não é o dia de Áfrika como se tem dito por aí!
.
Áfrika não fez 58 anos! É um absurdo dizer isso porque esse território sempre existiu e foi aqui que tudo começou (leia mais).
.
A Afrika não passou a existir através das independências físicas dos países afrikanos, a década de 60 não é o período áureo da nossa história. Muito antes a Áfrika já foi a grande civilizadora do mundo, a ciência, a arte, a medicina, a matemática, a astronomia, a alquimia, a filosofia, a tecnologia, a espiritualidade, nasceram em Áfrika.
.
Provavelmente alguém diria "mas é o dia que se comemora a união Afrikana"
.
Eu perguntaria: Qual união ❓
.
É o 25 de Maio o dia que marca mais um ano de existência da Organização da Unidade Afrikana, actualmente, U. A.
.
Não é um dia de comemorações, dia de se fantasiar com trajes Afrikano ou dia de recordar que somos Afrikanos, deveria ser um dia de reflexão apesar de que devemos fazê-lo 365 dias por ano.
.
Reflexões como :
.
Valeu a pena Thomas Sankara, Lumumba, Stive Biko, Malcolm X insistirem em lutar pelos direitos dos afrikanos mesmo com a eminência da morte para hoje a Áfrika estar como está ❓
.
Valeu a pena nossos ancestrais terem dado o peito a bala para libertar fisicamente a terra para hoje você querer se parecer física e ideologicamente ao homem com quem eles lutaram ❓
.
Valeu a pena os heróis do 4 de Janeiro e do 4 de Fevereiro terem morrido para hoje o Ngolano comer no lixo, morrer de malária e hepatite como um animal enquanto outros guardam malas de dinheiro 💵 em casa❓
.
Foi a 25 de Maio de 1963, que os representantes de trinta países africanos reuniram-se em Adis Abeba, na Etiópia, tendo por anfitrião o Imperador Haile Selassie.
.
Neste encontro, a Organização da Unidade Africana foi fundada, com o objectivo inicial de incentivar a descolonização dos demais países que viviam ainda sob jugo colonial.
.
Neste dia, Kwame Nkrumah (que bebera das ideias de Silvestres William, George Padmore, Marcus Garvey, Willian Du Bois entre outros,( sobre a União Política económica , monetária e militar em Áfrika ) em seu discurso disse :
.
« Devemos estar unidos custe o que que custar . Porque só unidos erguer-nos-emos como um edifício sólido perante ao mundo. Sem necessariamente sacrificarmos as nossas soberanias, grandes ou pequenas, nós podemos aqui e agora forjarmos a União Política baseada numa defesa, negócios estrangeiros e diplomacia; e uma cidadania comum, uma moeda africana, uma zona monetária africana e um Banco Central Africano. Nós devemos unirmo-nos para a libertação completa do nosso continente. Precisamos de um sistema de defesa comum com um Comando Militar Supremo Africano para a estabilidade e a segurança de África»
.
Essa união não veio a se materializar por factores endógenos e exógenos. Endógenos podemos apontar o não comprometimento com a ÁFRIKA por parte da maioria dos líderes afrikanos, líderes cujas bases ideológicas e culturais não eram afrikanas .Outrossim a não afrocentrização das populações afrikanas, factor que fez com as massas não compreendessem o contexto e não pudessem defender seus líderes quando eram assassinados pelas mãos brancas invisíveis.
.
E dos exógenos podemos citar as influências negativas da guerra fria e as estratégia magistral dos imperialistas “dividi para melhor reinar”.
.
Nos desafios actuais os afrikanos precisam ganhar o sentimento de pertença cultural com Áfrika em todos os aspectos culturais.
.
Devemos estar disposto a contribuir com o nosso saber para o desenvolvimento das nossas comunidade e dos nossos irmãos , como tenho dito “as nossas formações de nada nos servem se não for para contribuir para o desenvolvimento das nossas comunidades".
.
Precisamos voltar à Áfrika (SANKOFA ✊🏿)
~Dala Fuxi (25 de Maio de 2020, editado em 2021)
.
AFROLIVRE - AFRIKANOS DE PENSAMENTO LIVRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.